YAKISSOBA DE VEGETAIS NO PARQUE
Gosto bastante de comida oriental. Embora muitos pratos sejam compostos por peixes e furtos do mar, a cozinha asiática também faz muito uso dos vegetais. O yakissoba é um destes.
De origem chinesa e bem difundido no Japão, esse rango chegou no Brasil com a imigração japonesa, no início do século passado, e ganhou popularidade depois dos anos 90. De lá para cá, se tornou difícil encontrar alguém que não tenha provado o prato. Tão difícil, ainda, encontrar uma pessoa que não tenha gostado.
Tenho amigos que não tem apreço pela comida oriental, mas não recusam o yakissoba.
O prato ganhou tanto o gosto nacional, que podemos encontrá-lo em um dos quiosques do Parque do Povo, em Presidente Prudente (SP).
O Parque do Povo é um dos cartões postais de Prudente. Trata-se de uma grande área de lazer, verde, no meio da cidade, onde as pessoas passeiam e praticam esportes. É muito bem freqüentado por todos do município.
Em uma parte desta área se concentram alguns quiosques, onde são vendidos pastéis, lanches, água de coco... E entre eles, está o Yoshi Ya.
O Yoshi Ya é de uma família japonesa. Servem tempurá, yakimeshi, harumaki, entre outros.
Passando por lá, nestes dias, resolvi parar e pedi um yakissoba de vegetais. Vai cenoura, brócolis, couve-flor, pimentão, cebola, vagem, acelga e broto de bambu. O macarrão, tipo lámen, é frito na chapa.
São servidos em porções individuais, em embalagens e talheres descartáveis. O prato pequeno sai por R$ 7, e o grande, por R$ 10. Peguei o maior, claro.
E que delícia! No frio, ficou ainda mais gostoso com aquele molho quentinho, confortante, denso na medida (tem uns que parecem mingau). No verão também deve ser muito bom. Dá para ficar mais a vontade e aproveitar o ar livre.
A porção denominada “grande”, não é grande, mas mataria a fome da minha mãe, por exemplo. Ela não estava comigo, mas sei que ficaria satisfeita. Acho que mataria a fome de uma mulher. Pronto. Essa coisa de pequeno e grande é relativo.
Sei que para mim e para o meu amigo que me acompanhou, precisaríamos
de mais um. Mas como estávamos a caminho de um bar ali perto, reservamos o
espaço para as biritas.
Quiosque Yoshi Ya
Avenida Onze de Maio, no Parque do Povo l Presidente Prudente (SP)
Conheça a página do Rango sem Carne no Facebook!